top of page

CAMPINA GRANDE

 

       Localizada a 123 km da capital paraibana, Campina Grande é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste e o maior polo tecnológico da América Latina, segundo dados da revista norte-americana Newsweek. A cidade também já foi a segunda principal exportadora de algodão no mundo, em uma época na qual esse produto era o ouro branco da região.

       A 550 metros acima do nível do mar, a cidade beneficia-se de temperaturas moderadas e uma ótima ventilação, o que proporciona o clima agradável em todos os meses do ano. A temperatura média anual fica em torno de 22 °C, chegando a 32 ° C em dias quentes e 16 ° C nas noites mais frios do ano.

       A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João que acontecem durante todo o mês de junho, o Encontro da Nova Consciência - um encontro ecumênico realizado durante o carnaval - além do Festival de Inverno e outras dezenas de eventos.

       Campina Grande, também chamada de Rainha da Borborema, por ser uma das cidades importantes localizada no Planalto da Borborema, foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

   Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, contendo cerca de 16 universidades, sendo três delas públicas. Assim, proporcionalmente, é a cidade com mais universidades no Brasil. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico. (Fonte: Wikipedia)

UEPB

       

       Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma universidade pública brasileira, com sede em Campina Grande na Paraíba, e com campi nas cidades de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos, Monteiro e Araruna.

     Fundada pela Lei Municipal nº 23 de 15 de março de 1966, como Universidade Regional do Nordeste (URNe), funcionou inicialmente como autarquia municipal de Campina Grande. Em 11 de outubro de 1987 pela Lei nº 4.977, sancionada pelo então governador Tarcísio Burity, a URNe foi estadualizada tornando-se na Universidade Estadual da Paraíba.

       Também faz parte da universidade o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que vai acolher trabalhos dos mais talentosos artistas paraibanos.

        O campus I está localizado na cidade de Campina Grande. O campus leva o nome do economista Edvaldo de Souza do Ó, um dos fundadores da Instituição. Em julho de 1966, Edvaldo do Ó foi eleito vice-reitor e mais tarde assumiu a reitoria da Universidade Regional do Nordeste, que veio se tornar UEPB e exerceu o reitorado até 10 de abril de 1969. O campus I é a sede da Reitoria e da Administração Central da UEPB, onde funcionam suas pró-reitorias e principais coordenações. Abriga cinco centros: CCBS, CCT, CCSA, CCJ e CEDUC. (Fonte: Wikipedia)

II ENCONTRO PARAIBANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS

CAMPINA GRANDE, PB

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black

R. Baraúnas, 351 - Universitário, Campina Grande - PB, 58429-500

bottom of page