top of page

PROPOSTAS DE GRUPOS DE TRABALHOS ACEITAS

1. GT: REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA

Coordenadores:

Bruno Santos Melo – Mestrando em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB)

Jailma da Costa Ferreira – Mestranda em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB)

Este Grupo de Trabalhos tem como principal enfoque proporcionar discussões e reflexões acerca da mulher na literatura. Assim, serão aceitos neste GT propostas de trabalho que compreendam questões identitárias, de representação e representatividade, bem como do corpo da mulher, dos papéis sociais que lhe foram atribuídos no decorrer da história e as novas percepções do ser mulher na produção literária contemporânea.

2. GT: LETRAMENTOS PARA O ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ADICIONAL

Coordenadores:

Prof. Me. Allyson Raonne Soares do Nascimento (UEPB/IsF – UFPB)

Aliana das Neves Barbosa Sá (UEPB)

Neste Grupo de Trabalho (GT), acolhemos trabalhos, concluídos ou em construção, que versem sobre os letramentos - em seu caráter transdisciplinar - na atual conjuntura do ensino de Espanhol Língua Adicional (ELA). Priorizamos propostas que dialoguem com os estudos de gêneros discursivos/textuais, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o desenvolvimento das competências leitora, escrita e oral, Letramentos e seus derivados (crítico, digital, cartográfico, literário, multiletramentos etc.), entre outros estudos que se relacionem com as práticas de letramentos nas aulas de ELA.

3. GT: ARTE, CULTURA E ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Coordenador:

Prof. Antonio Carlos Neto (UEPB)

Este GT propõe a apresentação de trabalhos que discutam a arte e cultura como espelhos sociais e/ou como possibilidades no processo de ensino-aprendizagem da língua materna e da língua espanhola como língua estrangeira/adicional. Se aceita também trabalhos que relatem somente discussões teóricas sobre as produções artísticas (teatro, cinema, música, pintura etc).

4. GT: CRIAÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Coordenadores:

Prof. Secundino Vigón Artos (UFCG)

Prof. Franknilson Ramos Santana (UEPB)

Neste GT aceitam-se trabalhos que analisem criticamente materiais didáticos para as aulas de línguas estrangeiras ou que apresentem propostas didáticas para essas aulas privilegiando perspectivas comunicativas.

5. GT: TDICS E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO SABERES INTERCONECTADOS

Coordenadores:

Keyte Gabrielle Macena Ribeiro (UEPB)

Manassés Morais Xavier (UFCG)

Rickison Cristiano de Araújo Silva (UEPB)

Na contemporaneidade, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado com as ferramentas tecnológicas é indispensável, visto que elas estão presentes nas práticas sociais, seja através do manejo de aparelhos móveis, por meio do uso de smartphones, para a realização de transações bancárias, para pesquisas na Web ou para a construção de gráficos estatísticos operando recursos digitais de ponta. Além de todos os benefícios mencionados, é importante acrescentar que as TDICs têm proporcionado inúmeras possibilidades no âmbito educacional. Partindo dessa realidade, o presente GT tem por objetivo abrigar pesquisas, em andamento e/ou concluídas, que tematizem as faces e as interfaces entre as TDICs e a educação, na esfera do ensino de línguas e das licenciaturas das diversas áreas de conhecimento. Aceitamos trabalhos, teóricos, bem como relatos de experiências, que demonstrem a relação entre o uso das TDICs e o processo de ensino/aprendizagem no contexto da Educação Básica, do Ensino Superior e em outros contextos possíveis de educação, como escolas de idiomas, educação institucional, ONGs, dentre outros.

6. GT: GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADES NOS ESTUDOS LITERÁRIOS

Coordenador: 

Fabrício Batista de Sousa

(Mestrando em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB)

O GT tem como objetivo problematizar as práticas e as representações de gênero, corpo e sexualidades na literatura, bem como fomentar suas respectivas construções por meio da cultura ocidental. Deste modo, serão aceitos neste GT propostas de trabalhos que versam e se interessam em discutir, a partir de uma perspectiva histórica, cultural e literária, como as representações das sexualidades são pautadas no texto literário através de diferentes períodos, sempre refletindo sobre as relações de poder e suas (re)significações no diálogo com a sociedade.

7. GT: EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES (FP) DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.

Coordenador: 

Michael Gouveia de Sousa Júnior

(Pós-graduando em ensino de Língua Inglesa na ISEIB - MG/ UCAM - RJ/ GFPLE – UEPB/ IsF – UEPB)

A FP é uma área de estudos ampla que abrange tanto a formação inicial quanto a continuada. Nesse sentido, esse grupo de trabalho objetiva discutir pesquisas (artigos acadêmicos, relatos de experiência, estudo de caso, relatórios de estágio e pesquisa ação) que evidenciem os diferentes saberes, práticas e pesquisas do fazer docente (na escola regular, escola de idiomas e universidade) no trabalho com o ensino de gramática, leitura, tradução e sequências didáticas.

8. GT: LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: HISTÓRIAS E RESGATES DO HUMANO

Coordenadoras:

Profª Doutoranda Kátia Farias Antero (UEPB/UNINASSAU)

Profª  Drª Maria Socorro Moura Montenegro (UEPB)

                           

Diante de um contexto marcado pelo avanço tecnológico, as discussões acerca do lugar da literatura na educação da humanidade como instrum/ento humanizador tem sido crescente. O objetivo desse grupo de trabalho foca na importância de se enxergar a literatura como instrumento como aspecto da totalidade humana, destacando as histórias que fazem parte do cotidiano e os aspectos que contribuem para a formação do leitor ativo. Recorremos aos estudos de Cândido, Cadermatori, Bordini, dentre outros. Acreditamos a proposta dessa discussão pertinente para a academia e a formação dos estudantes, bem como aos docentes que se interessam pela temática. 

9. GT: LITERATURA INFANTO-JUVENIL: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE SER UM ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO

Coordenadoras:

Profª Drª Maria Socorro Moura Montenegro (UEPB)

Profª Doutoranda Kátia Farias Antero (UEPB/UNINASSAU)

A literatura possibilita a identificação do leitor sendo capaz de humanizá-lo promovendo o desenvolvimento intelectual e cultural. Nessa perspectiva, objetivamos  compreender que a literatura infanto-juvenil juvenil propícia ao leitor reflexões que fazem com que ele se torne um sujeito mais humano, considerando as temáticas presentes nessa literatura que se fundem ficção com realidade.Amparamos teoricamente nas contribuições de Antônio Cândido, Antunes, Vygotsky, dentre outros estudiosos. Esse grupo de discussão pretender instigar aos participantes a continuarem a discussão sobre a temática, contribuindo para que a escola cumpra com a humanização dos sujeitos sociais.

10. GT: ESTUDOS DE TRADUÇÃO

Coordenadora:

Profa. Ma. Marília Cacho (UEPB)

1. Estudos de Tradução, principalmente relacionados à Teoria Funcionalista de Tradução, visão desconstrutivista da tradução, tradução e visões pós-coloniais, culturais, políticas; 2. prática de tradução: o sujeito tradutor, aspectos socioculturais e suas implicações no ato tradutório; 3. a relação entre as áreas de Estudos de Tradução e Ensino de Línguas Estrangeiras, Literatura e/ou cinema.

bottom of page